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COMO USAR O WHATSAPP EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL




Hoje, o WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo e está entre as redes sociais mais populares que existem. De acordo com o head do WhatsApp, Will Cathcart, aproximadamente 175 milhões de pessoas enviam mensagens para empresas via WhatsApp todos os dias.


Esses números só comprovam que o WhatsApp é uma ótima plataforma para qualquer profissional ou empresa oferecer seus produtos e serviços por meio dos dispositivos móveis. Na verdade, é o caminho natural para qualquer negócio, já que passamos em média 4 horas e 41 minutos por dia olhando para as telas que carregamos nos bolsos.


É por conta de todos esses dados e pela quantidade de horas que gastamos imersos no celular, que as empresas estão criando ações direcionadas e descobrindo maneiras eficazes de alcançar novos clientes através do WhatsApp.


Para isso, o WhatsApp tem uma solução exclusiva: o WhatsApp Business. O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado nos desktops através da sua plataforma online, o WhatsApp Web, que você pode abrir no navegador.


O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas que desejam marcar presença no WhatsApp para gerar novos negócios e manter o relacionamento com o seu público. O aplicativo é bem semelhante à versão comum do WhatsApp. Mas a vantagem é que ele possui vários recursos que permitem que as empresas se comuniquem de forma mais efetiva com seus clientes.


Quais os principais recursos disponíveis no WhatsApp Business?


O aplicativo do WhatsApp Business pode facilitar diversas ações de Marketing Digital para as marcas. Só de contar com as informações comerciais disponíveis para os Leads e clientes você já facilita o contato com o público. Mas além disso, o aplicativo possui alguns recursos de resposta automática e modelos de mensagens para lidar com a sua base de clientes. Eles podem ser acessados na área de Configurações da empresa.

Perfil comercial

Para empresas que desejam ser facilmente visualizadas e descobertas pelos clientes, o aplicativo Whatsapp Business permite que os usuários criem um perfil comercial com informações úteis para seus clientes.


Você pode criar um perfil publicamente visível com informações como endereço, contato de email, descrição, site oficial, horário de atendimento e o que mais precisar divulgar. Lembre de incluir também a logo da sua empresa.


Catálogo de produtos

É comum que as empresas que trabalham com a venda de produtos queiram divulgar uma série de imagens dos itens para facilitar a visualização do que é comercializado para os seus clientes. E quem nunca recebeu uma sequência de várias fotos em algum grupo de WhatsApp quando alguém quer fazer esse tipo de divulgação?


Usando o WhatsApp Business não será mais necessário recorrer a esse tipo de publicação. No próprio perfil comercial, as empresas podem criar também o seu catálogo de produtos. Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Catálogo.


Através dele, você já pode deixar salva toda a lista de produtos, evitando ficar com várias fotos salvas na memória do seu smartphone. Caso trabalhe com a entrega de algum tipo de serviço, essa funcionalidade também vai facilitar sua comunicação, já que para cada item você pode cadastrar, além de uma foto ou imagem, qual o nome, o preço e até mesmo um campo personalizado de descrição.


Link curto e mensagem padrão dos clientes

Ainda na parte de configurações da empresa, o WhatsApp Business oferece o recurso de Link curto. Na prática, esse é um link que você pode copiar ou compartilhar para que outras pessoas tenham acesso fácil ao seu perfil de empresa.


Essa funcionalidade torna mais fácil a divulgação do perfil. E tem mais: nessa mesma área, você consegue criar uma mensagem padrão que será preenchida automaticamente para todos que acessarem o link.


Isso vai ajudar no momento de identificar mensagens de novos contatos. Você pode utilizar algo como “Olá! Estou fazendo o primeiro contato e quero saber mais sobre a empresa para saber rapidamente quais são os novos contatos na lista de conversas.


Mensagem de ausência

O aplicativo também conta com outros três recursos relacionados diretamente com as mensagens trocadas com os contatos da sua empresa. Eles ficam na área de Configurações da empresa, com a descrição Ferramentas de mensagem.


Nessa parte, o primeiro recurso é o de Mensagem de ausência. Você pode definir mensagens automáticas para enviar aos clientes quando não estiver online, evitando que eles fiquem em dúvida sobre quando vão receber alguma resposta da sua empresa. Você pode definir se quer enviar sempre, só em algum horário programado ou apenas quando estiver fora do horário de atendimento definido antes na área de perfil comercial.


Mensagem de saudação Para garantir que todos os seus novos contatos terão pelo menos um primeiro retorno rápido a partir da mensagem que enviarem, você pode configurar uma mensagem automática de saudação. Esse é um um modelo padrão para clientes que iniciam conversas com o seu perfil de empresa.dos os seus novos contatos terão pelo menos um primeiro retorno rápido a partir da mensagem que enviarem, você pode configurar uma mensagem automática de saudação. Esse é um um modelo padrão para clientes que iniciam conversas com o seu perfil de empresa.


O próprio WhatsApp Business cria uma primeira mensagem modelo que você pode ajustar e editar da forma que preferir. Você também pode definir quem pode receber esse tipo de contato, criando uma lista segmentada de contatos ou até mesmo excluindo alguns.


Dependendo da escala de suas campanhas de marketing e de como você deseja utilizar o WhatsApp como parte de uma estratégia mais robusta e que envolva mais de um canal, é importante ficar atento para selecionar a ferramenta de marketing capaz de fornecer o suporte necessário.


Então, aproveite para começar a acompanhar todos os materiais que a Formiga pode te disponibilizar e coloque em prática as ações de marketing na sua empresa agora mesmo!



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